Mundo

Trump Prorroga Tarifas em Produtos Mexicanos

Em uma decisão anunciada nesta quinta-feira (31), o presidente Donald Trump estendeu por 90 dias a aplicação de tarifas em grande parte dos produtos mexicanos. A decisão foi tomada após uma conversa telefônica entre Trump e a presidente mexicana, Claudia Sheinbaum.

De acordo com o presidente americano, a prorrogação mantém as taxas já existentes, que incluem 25% sobre o fentanil, 25% sobre automóveis e 50% sobre aço, alumínio e cobre. As tarifas sobre as demais importações mexicanas, abrangidas pelo Tratado de Livre Comércio da América do Norte (T-MEC), também serão adiadas por três meses.

Trump justificou a prorrogação, mencionando a complexidade da relação comercial e fronteiriça entre os dois países. “As complexidades de um acordo com o México são um pouco diferentes dos de outros países devido aos problemas e às vantagens da fronteira”, afirmou. Além disso, o presidente afirmou que o México concordou em “eliminar imediatamente suas inúmeras barreiras comerciais não tarifárias”.

O presidente americano afirmou que sua equipe continuará em contato com o México nos próximos 90 dias, buscando um acordo comercial dentro desse prazo, ou mesmo além. Destacou também a importância da cooperação na fronteira, abrangendo segurança, controle de drogas, distribuição de drogas e imigração ilegal para os Estados Unidos.

A conversa telefônica entre Trump e Sheinbaum contou com a participação de diversos membros da equipe do presidente americano, incluindo o vice-presidente, JD Vance; o secretário do Tesouro, Scott Bessent; o secretário de Estado, Marco Rubio; o secretário de Comércio, Howard Lutnick; e o representante de Comércio, Jamieson Greer.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo