Trump e Putin Planejam Encontro em Budapeste para Fim da Guerra Rússia-Ucrânia

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, e Vladimir Putin, ditador da Rússia, mantiveram uma conversa por telefone na quinta-feira (16). Durante a ligação, o mandatário americano anunciou que ambos se encontrarão em breve em Budapeste, na Hungria.
Após a conversa, Trump escreveu em sua rede social Truth Social que concordou com Putin em realizar uma reunião de conselheiros de alto nível na próxima semana. A reunião será liderada pelo secretário de Estado, Marco Rubio, e outras pessoas ainda a serem designadas. O local da reunião ainda não foi definido.
Trump também anunciou que se encontrarão em Budapeste para discutir a possibilidade de pôr fim à guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Além disso, o presidente americano se reunirá com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, no Salão Oval da Casa Branca, onde discutirão a conversa com Putin e outros assuntos.
De acordo com Trump, Putin o parabenizou pelo acordo intermediado pelos Estados Unidos para um cessar-fogo no conflito entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza. O presidente americano acredita que esse compromisso ajudará nas conversas para dar fim à guerra na Ucrânia, que iniciou-se em fevereiro de 2022 com a invasão das forças russas.
A conversa entre Trump e Putin não é a primeira. Em agosto, os dois se encontraram no Alasca e classificaram a conversa como “produtiva”, mas não anunciaram um cessar-fogo. Três dias depois, Trump realizou uma reunião na Casa Branca com Zelensky e líderes europeus e da Otan, na qual foram debatidas garantias de segurança futuras para a Ucrânia.
O governo Trump vem ameaçando ampliar as sanções e tomar outras medidas contra a Rússia caso o conflito na Ucrânia não termine. Irritado com a falta de retorno de Moscou, o governo americano prometeu impor custos à Rússia.