Mundo

EEUU Impoe Tarifas Adicionais à Rússia Após Reunião de Putin e Enviado Especial

Em Moscou, na quarta-feira, 6 de julho, o enviado especial dos Estados Unidos, Steve Witkoff, e o presidente russo, Vladimir Putin, se encontraram por aproximadamente três horas. Apesar de ambos os lados descreverem a reunião como produtiva, a Casa Branca confirmou a imposição de tarifas secundárias à Rússia a partir de sexta-feira, 8 de julho.

Na semana anterior, o presidente americano, Donald Trump, havia reduzido o prazo para que a Rússia chegasse a um acordo de cessar-fogo com a Ucrânia de 50 para dez dias. Caso contrário, tarifas de 100% na importação de produtos russos e uma secundária no mesmo percentual a países que compram da Rússia seriam aplicadas no final da semana.

Um funcionário da Casa Branca afirmou à CNN que “a reunião com a Rússia e o enviado especial Witkoff correu bem. Os russos estão ansiosos para continuar o diálogo com os Estados Unidos. As sanções secundárias ainda devem ser implementadas na sexta-feira”.

Por sua vez, Yuri Ushakov, assessor de política externa do Kremlin, afirmou ao site russo Zvezda que a conversa entre Putin e Witkoff foi “muito útil e construtiva”. Segundo ele, “da nossa parte, em particular sobre a questão ucraniana, alguns sinais foram transmitidos. Sinais correspondentes também foram recebidos do presidente Trump”. Até o momento, nenhum comunicado oficial sobre o encontro foi divulgado pelos dois lados.

Vale ressaltar que as reuniões de Witkoff e Putin ainda não têm gerado resultados práticos. Após o encontro anterior entre ambos, ocorrido em abril, a Rússia intensificou os ataques à Ucrânia, levando Trump a estabelecer o ultimato a Moscou.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo