fbpx
SaúdeTecnologia

Exame de sangue desenvolvido nos EUA mede imunidade contra Covid-19

Teste verifica se pessoas têm células T suficientes para combater doença

Pesquisadores norte-americanos desenvolveram um exame de sangue para medir nível e duração da imunidade contra Covid-19.

O sistema imunológico conta com dois tipos de defesa: os anticorpos, que impedem a entrada dos vírus nas células, e as células T, que são a defesa do organismo quando já está infectado. São estas últimas que garantem a nossa reação e uma infecção menos grave.

Até o momento, tínhamos disponíveis meios de medir anticorpos, mas não havia como testar em larga escala os níveis de células T no sangue. Um grupo internacional de cientistas desenvolveu um método para testar de forma relativamente rápida meio mililitro de sangue, verificando em 24 horas se as pessoas têm células T suficientes para combater a Covid-19.

Sabe-se que, enquanto os anticorpos duram poucos meses, a duração das células T pode chegar a até 12 meses. A técnica estudada pelos pesquisadores consiste em misturar o sangue do paciente com proteínas do coronavírus em laboratório. Havendo células T no sangue, ocorrerá uma reação química cujo resultado pode ser detectado pela técnica de PCR (sigla em inglês para “reação em cadeia de polimerase”).

Se houver a possibilidade de utilização desse teste em larga escala, segundo os pesquisadores, as autoridades de saúde poderão avaliar o nível de imunidade da população e planejar melhor as campanhas de reforço na vacinação.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo