fbpx
Histórico

História dos cinemas de Paraguaçu – Parte 3 – Final

Adaptado de coletânea de textos de Paulo James

Durante a época do “ouro branco”, quando Paraguaçu enriquecia graças às lavouras de algodão, o Cine Carlos Gomes seguia de vento em popa. O proprietário do cinema, dr. Aldo Paes Leme, não tinha motivos para reclamar da sorte, pois vivia a época de ouro do cinema local. Porém, um contratempo veio tirar sua paz: além de dono do cinema, dr. Aldo era, também, advogado; na época, venceu uma causa contra o fazendeiro Manoel Antônio de Souza, que, indignado, decidiu dar o troco. Importante empresário da região, Souza foi até Botucatu, onde entrou em contato com Emílio Pedutti, famoso empresário do cinema. Souza propôs doar um terreno no centro de Paraguaçu para a construção de um novo cinema. A única exigência: o cinema deveria ter o seu nome. Ao lado do prédio, foi construída uma viela que ligava a Rua Manílio Gobbi à atual Rua Prefeito Jayme Monteiro, chamada Travessa Dona Amélia. Em um dia e meio de negociação, os dois empresários chegaram a um acordo.

Contudo, a construção do cinema, inicialmente prevista para poucos meses, demorou mais de dois anos e, nesse período, Pedutti arrendou o Cine Carlos Gomes, de propriedade do dr. Aldo Paes Leme. O fazendeiro-doador, Manoel Antônio de Souza, não gostou da atitude do empresário de Botucatu e quis interromper o negócio, mas não conseguiu, pois os compromissos já tinham sido assinados.

Cine São Manoel foi inaugurado em Outubro de 1957, com o slogan “O Palácio Encantado da Cidade”. Com o desenvolvimento da indústria televisiva, porém, os cinemas do interior do país passaram por um período de crise. O Cine São Manoel acabou fechando suas portas em 1985, o que deixou a cidade sem cinema.

Atendendo aos pedidos incessantes dos amantes da sétima arte, o prefeito Edivaldo Hasegawa adquiriu o prédio para a municipalidade, mudando o nome para Cine Teatro Municipal Lucila Nascimento, em justa homenagem a quem inseriu Paraguaçu no circuito do teatro paulista, tornando a cidade parada obrigatória para peças de teatro de sucesso com artistas famosos em suas turnês. Na década de 1990, o Cine Teatro interrompeu suas atividades, permanecendo fechado por sete anos.

Em 19 de outubro de 2007, o prefeito Carlos Arruda Garms remodelou o prédio do cinema, modernizando as instalações. Hoje, o Cine Teatro Lucila Nascimento é dirigido pelo Departamento Municipal de Cultura de Paraguaçu Paulista.

História dos cinemas de Paraguaçu – Parte 2

História dos cinemas de Paraguaçu – Parte 2

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo